Jogabilidade

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopas troopas.
Há moedas espalhadas durante as fases, dispostas à coleção do Mario, e blocos especiais de itens (geralmente indicados por um sinal de interrogação quando não são escondidos) que liberam power-ups e moedas em sequência. Se o jogador obtiver um Super Cogumelo, caracterizado pelas cores vermelho e branco na época (antes da formalização gráfica oficial da série), Mario crescerá, tornando-se Super Mario (ou o Mario regular, como é visto nos jogos contemporâneos). Nesta forma, Mario pode ser atingido por inimigos sem perder uma vida instantaneamente; ao invés disso, ele retorna ao padrão menor de tamanho.
O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopa temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Um modo alternativo de derrotar os antagonistas é a utilização da Flor de Fogo, que, quando adquirida pelo personagem, mudará o esquema de sua paleta de cores e permitirá com que Mario atira bolas de fogo. No entanto, se o encanador estiver em seu estado primordial diminuto e tomar posse de uma Flor de Fogo, ele somente crescerá. Também pode ser adicionado ao seu arsenal Estrelas secretas, encontradas em blocos, tijolos regulares e tijolos invisíveis (que são espalhados em pontos estratégicos das fases).
A Estrela, conhecida como Starman ou Star, confere a Mario invencibilidade temporária e a capacidade de causar danos apenas ao tocar nos inimigos.
Aos jogadores, são oferecidos, na parte superior da tela, os seguintes contadores: o que define o personagem na tela (que pode variar entre Mario e Luigi, sendo que o segundo só aparece no modo 2-Player); um contador da pontuação do jogador conforme o jogo se estende; a exibição do número descritivo da fase em que ocorre a ação atual (como World 1-1, por exemplo) e, finalmente, um contador de tempo (timer), que adiciona um nível de desafio ao jogo envolvendo a compleção de determinada fase dentro do limite de tempo.
O personagem possui um certo número de vidas extras (Extra Lives) que definem quantas chances o herói do jogo tem de fracassar até ser derrotado permanentemente. As vidas extras, também chamadas de "Mario Extra", pode ser obtida após a coleção de 100 moedas ou adquirindo um Cogumelo 1-Up secreto. Mario perde vidas quando é muito atingido, cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer, supracitado.
Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. No fim de cada fase, há um castelo com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá.
A quarta fase de cada mundo acontece, por padrão, dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava. No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso (Fake Bowser) dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano, que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, dizimando Bowser num poço de lava derretida. Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas.

Free Web Hosting